25 de junho de 2019

Atualização Patrimonial - 344.945,00 R$

Estou vivo!

As vezes a gente perde um pouco o controle da vida e deixa ela nos levar em modo "piloto automático", deixando de dirigi-la ativamente e de dar atenção a uma série de coisas: hobbies, saúde, esportes, etc. No meu caso andei fracassando um pouco com minhas metas de estudos e de postar no blog. Mas estou vivo e bem: o motivo do sumiço não foi nenhuma perda expressiva de capital, rs.

Pois bem, como não posto desde março, não lembro se cheguei a comentar sobre o aporte daquele mês. O que sei é que este início de 2019 pra mim foi muito bom (e atípico) na questão dos aportes, vejam:


  • Janeiro: 23.050,00 R$
  • Fevereiro: 15.500,00 R$
  • Março: 5.200,00 R$
  • Abril: 3.200,00 R$
  • Maio: 29.100,00 R$
  • Junho: 12.900,00 R$


Nestes seis primeiros meses consegui aportar 88.950,00 R$. Com isto, o patrimônio total hoje, 25/06/2019, encontra-se em 344.945,00 R$. Estes aportes foram realmente atípicos. Provavelmente ainda conseguirei um aporte acima da média no mês de julho e daí em diante, a expectativa é retornar a média/objetivo que é aportar 3.000 R$ aproximadamente, por mês.

A composição da carteira hoje encontra-se da seguinte maneira (arredondei os valores, para me facilitar):


  • Renda Variável (Ações e FII): 239.885,00 $
  • Tesouro Direto: 51.468,00 R$
  • Conta Corrente Corretora: 45.123,00 R$
  • Bitcoins: 8.459,00 R$
Neste meio tempo as coisas relevantes que me lembro: aumentei sensivelmente a participação em FII, sendo que hoje aproximadamente 35% da minha carteira de renda variável está em FII; comprei um TD pré fixado e acabei vendendo um mês depois, quando vi que já tinha subido quase 8%; vendi uma pequena fração de bitcoins; entrei em CIEL3 numa operação que hoje está em -29,67% (sorte que foi coisa pequena).

Com estes valores, acabei já superando a meta projetada para 2019, que era de 319.227,30 R$. Desta maneira, acabo de fazer uma conta bem de padeiro aqui e:

A nova meta do ano é 368.000,00 R$.

Espero que tudo dê certo. E desejo sorte também a todos vocês!

Um abraço,

ICV.






6 comentários:

  1. Olá, ICV.

    Seja bem-vindo de volta.
    Que belos aportes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy! Quem dera conseguisse manter sempre este nível. Esse semestre me mostrou que os aportes são determinantes na construção da riqueza, não tem jeito.

      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  2. Bacana ICV, Parabéns pelo retorno e pelo capital.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bons aportes. Meta recalculada. Como é bom quando é pra cima né? hahaha

    Agora deixar tudo isso na conta corrente da corretora, vc está sendo muito corajoso viu. Eu não faria isso. Se der ruim na corretora é dinheiro perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Coisa boa revisar meta pra cima sim, mas tenho a tendência de estipular metas considerando cenários pessimistas, para não correr o risco de frustração.

      Quanto ao saldo na corretora: era o retrato do momento em que postei (já diminuiu), era aproximadamente 13% do capital - o que não considero nada absurdo levando-se em conta que a corretora pertence a um banco que tem um rating ok.

      Percepção de risco é um tanto individual, eu particularmente acho muito mais arriscado colocar dinheiro em lugares como Trader Group, que deixar uns dias na corretora, né? rs

      Abraço e boa sorte!

      ICV.

      Excluir