16 de janeiro de 2019

Comprar o Primeiro Imóvel?

Olá Pessoas!

Por mais que a gente faça contas e por muitas vezes acabe chegando à conclusão de que comprar imóvel não seja o melhor investimento (no sentido estritamente financeiro), é uma questão cultural. De alguma maneira isso foi colocado em minha cabeça e faz com que volta e meia eu visite o Portal Zap e perca algumas horas por semana avaliando os preços e fotos dos imóveis que eu me imagino comprando.

Recentemente me deparei com um apartamento no bairro que moro com um tamanho similar ao que moro, alugado. O apartamento parecia em boas condições, seria possível "entrar e morar" e fazer pequenas obras ao longo do caminho, sem a menor pressa. Valor do imóvel: 380 mil reais. Meu cérebro começou a girar feito uma roleta de cassino em Vegas e imaginar se seria economicamente vantajoso eu comprar este imóvel quase a vista, utilizando todo meu capital acumulado e assim me livrar do aluguel para poder recomeçar o acúmulo de renda sem o peso de pagar aluguel.

Simulei então dois cenários para ver onde eu estaria em Dezembro de 2025, que ilustrarei abaixo.


Cenário 1) Sem comprar o imóvel. Premissas adotadas: rentabilidade de 7% ao ano nos investimentos, aportes de 40k anuais.




Cenário 2) Comprando o imóvel. Premissas adotadas: rentabilidade de 7% ao ano nos investimentos, aportes de 62,2k anuais e valorização do imóvel de 0,5% a.a.


Assim sendo, no Cenário 1 eu teria ao final de 2025 um capital de R$ 836.309,00 enquanto que no Cenário 2 eu teria um patrimônio de R$ 923.126,20 (Capital + Imóvel).

A primeira vista, o Cenário 2 parece melhor, visto que o patrimônio total é maior. Mas considerando que eu desejasse em 2025 comprar o "Imóvel dos Sonhos", o Capital + FGTS no Cenário 1 é maior. E no Cenário 2, eu ainda teria que conseguir vender o apartamento de 389 mil.

Considerando-se que eu não deseje comprar o "Imóvel dos Sonhos" em 2025, o Capital passível de ser investido no Cenário 1 também é maior e todo ele tem liquidez melhor que um imóvel.

Feito este exercício, declaro que por ora, desisti novamente de comprar imóvel.

Abraços,

ICV.

8 comentários:

  1. Olá ICV,

    Legal sua conta. O problema que imóvel tem pouca liquidez.
    Eu não pretendo comprar imóveis por agora. Só comprarei um dia se tiver podre de rico. rsrs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no momento estamos na mesma. A idéia é chegar na hora em que o aluguel de um bom lugar pra morar com a família se pague sozinho.

      Excluir
  2. Olá ICV.
    Interessante sua conta, mas além do problema de liquidez, bem citado pelo Cowboy, há que se observar também alguns outros pontos:

    - custos da aquisição do imóvel (papelada + impostos);
    - custos de manutenção do imóvel (tanto de manutenção do "prédio", quanto o IPTU);
    - a aquisição do imóvel, como não é uma decisão puramente financeira, pode fazer você sair dos eixos financeiramente (com modificações e melhorias no imóvel, já que ele é seu mesmo).

    Acho importante observar estes pontos de vista também.
    Balancear tudo isso, não é fácil, mas eu evitaria comprar um imóvel, exceto se realmente encontrasse um na localização que eu gostaria, por um preço 20 ou 30% abaixo do que eu "gostaria" e se tivesse com tudo "estabilizado" pra ficar por um longo período na mesma região.

    Abc

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, FPI!

    Não incluí a papelada na conta porque a minha idéia inicial era conseguir desconto do valor anunciado, então o custo do post de certa forma já contemplava a transferência. Agora realmente, como você bem colocou, acabaria sendo inevitável estar num apartamento próprio e não fazer nenhuma melhoria para satisfação pessoal e daí tome-lhe grana indo embora.

    Mas de toda forma, mesmo sem considerar isso, no meu exercício, comprar não seria uma boa opção. Então penso exatamente como você colocou, se não for uma EXCELENTE oportunidade, bem abaixo do preço de mercado, nada de comprar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Além da questão emocional (que é o que mais conta na decisão de comprar ou não um imóvel), você tem que pensar no seguinte:

    Qual seu objetivo financeiro de longo prazo?

    Se for ter um patrimônio que te gere renda pra bancar seu custo de vida, a famosa independência financeira, a compra de um imóvel vai atrasar isso em alguns anos, já que o imóvel não gera renda (além de gerar despesas).

    Daí você pensa: "ah mas eu posso vender o imóvel e investir o dinheiro para ter renda passiva".

    Se for pra vender o imóvel lá na frente, é melhor se manter no aluguel, acaba valendo mais a pena. Sem contar nos custos relacionados a girar patrimônio (impostos, taxas, corretagens, etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Ministro, sim. A idéia seria gastar menos com aluguel, logo, aportar mais. Mas nem assim, pra qualquer objetivo parece compensar. Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. OLá ICC,

    A questão da compra de imóvel está na nossa cultura devido a não tão distante hiperinflação e a questão do brasileiro não ter o hábito de poupar. É dai que os mais velhos sempre vem com; - Compre seu imóvel!

    Hoje com um cenário "estável", financeiramente é difícil defender a compra de uma casa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Investidor Inglês. É impressionante como mesmo dando todos os argumentos matemáticos não consigo dissuadir meus pais da idéia fixa que eles tem de que eu preciso comprar um imóvel.

      Excluir