21 de janeiro de 2019

Só Depende de Você

Recentemente a minha corretora mudou o layout do site. Criaram uma página mais gráfica, mais amistosa e intuitiva. Uma das informações adicionadas é um gráfico de Evolução de Patrimônio. Eu tenho (em algum lugar) o controle da situação patrimonial pelo menos desde 2016, mas sempre guardei essa informação em tabelas, nunca antes tinha feito um gráfico.

Observando agora com calma este gráfico, cheguei a conclusão que só depende de mim.


Por quê? Em um ano em que nem fui tão disciplinado (fiz 3 viagens internacionais 🙈), ainda assim consegui inclinar bem a reta para cima ao fim do ano com alguns aportes maiores que compensaram o ano largado.

Segundo o livro O Milionário Mora ao Lado, eu sou um SAR (Sub-acumulador de Riquezas). A conta que os autores fazem para chegar a conclusão se você é um PAR (Prodigioso Acumulador de Riquezas) ou um SAR é a seguinte:

"Multiplique sua idade pela sua renda familiar anual realizada, antes dos impostos, provinda de todas as fontes exceto heranças. Divida isso por dez. Isso, menos qualquer riqueza herdada deveria ser seu patrimônio líquido."

No cálculo do livro eu deveria ter um patrimônio líquido de mais de 500 mil. Ou seja, estou sendo um baita sub-acumulador.

O fato de agora estar registrando aqui vai me dar vergonha de prometer ser disciplinado e não cumprir. Então creio que além de minha vontade, o registro na internet pra quem quiser ver, me ajudará a ter rigor na poupança e aporte em 2019. E aí a reta tem tudo para se manter inclinada!

A princípio a meta pra Dezembro de 2019 é chegar a quase 320k. Não sei se estou num dia otimista, mas olhando agora parece que dá pra cumprir a meta e dobrar a meta. Tá, exagerei, mas dá pra passar sim. Só depende de você!

ICV.

9 comentários:

  1. ICV,
    Depois que comecei a escrever no blog (isso faz quase 2 anos - em Maio completarei 2), minha vida financeira deslanchou ainda mais. Atribuo a isso um mix de fatores:
    - escrever algo público nos faz ter mais compromisso com nós mesmos
    - escrever nos ajuda a organizar nossas idéias, nos inspira e motiva
    - escrever "joga para o universo" aquilo que queremos e eu acredito muito na lei da atração. O velho, cuidado com o que você deseja, pois você pode acabar tendo.
    Então te desejo uma bela caminhada a partir de agora!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. É melhor do que não ter absolutamente nada! Eu não tenho garantia de nada nessa vida, sou bem pobre, nem herança eu tenho.

    Estou lutando pois não quero viver nessa situação o resto da vida. Prefiro tirar minha vida.

    Eu posso ser novo mas muita gente na minha idade já tem algum patrimônio por causa dos pais. Eu não sei nadar nem andar de bicicleta, também não tenho herança.

    Peço para fazer uma visita a meu blog:

    fracassoeterno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, bem vindo! Então, a verdade é que ninguém tem garantia de nada. Como o mundo não é justo, realmente algumas pessoas já começam suas jornadas em níveis de dificuldade muito menores que as outras (financeiras, familiares, de saúde, etc). Cabe a nós aceitarmos que o mundo é assim e buscarmos os caminhos que nos levam aonde queremos chegar. Eu aprendi, um pouco mais tarde que gostaria, que o conhecimento pode garantir liberdade. Você ainda é jovem, saiba disso que já comentei na sua página: conhecimento é liberdade. E conhecimento está ao alcance dos seus clicks.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Diz que o blog foi removido. Sabe dizer se ele mudou de endereço?

      Excluir
  3. E aí, ICV, tudo bem?
    Apesar de eu ter fama de mão de vaca na minha roda de amigos e família, eu gasto mais sozinho
    do que muitas famílias brasileiras.
    Com isso, assim como você, eu criei meu blog para ver se agora deixo de gastar mais com futilidades e passo a acumular mais patrimônio.

    Irei estar acompanhando seu blog.
    Te adicionei ao meu blogroll.

    Até mais, ICV
    Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastar mais do que a maioria das famílias pra mim não necessariamente é um problema quando você ganha mais do que a maioria das famílias. Acho que é essencial que aproveitemos a jornada. O importante é tentar se livrar de gastos que vão além do suficiente. Este livro que estou lendo "Your money or your life" diz que se a gente vive na busca do "mais é melhor", entramos num horizonte sem fim, porque sempre é possível ter mais.

      Acho que a idéia de registrar realmente ajuda a se policiar. Vou te adicionar aqui. Sucesso pra nós!

      Excluir
  4. Concordo com essa ideia Investidor com você, tudo depende de nós mesmos! Colocar as metas em público é uma boa estratégia que se vê por aí.

    Eu gosto muito desse livro, acho que é um dos meus livros de finanças. Espero que você alcance os 320k até o final do ano, e torço pra que alcance muito mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa jovem! Vou te adicionar aqui no blogroll. Pra falar a verdade eu só li a amostra da Amazon. Coloquei na fila pra comprar, mas já to lendo 4 ou 5 livros no momento, seria uma despesa fora de hora comprá-lo agora kkkk..
      Abraço e sucesso pra nós!

      Excluir