28 de janeiro de 2019

Da Importância de se Planejar

Olá Pessoas,

Hoje vou fazer um post curto e não programado, assim como as surpresas (não agradáveis) que recebi hoje. No prédio em que moro eu não tenho - por pura vagabundagem - a chave da caixa de correios. Desta maneira, como preciso pedir que o porteiro saia da portaria e abra a caixa para mim, acabo fazendo-o poucas vezes, por volta de uma por mês, visto que todas as contas recorrentes estão em débito automático - porque eu esquecia de pagar e as vezes chegava em casa com o gás cortado - ou recebo por e-mail.

Hoje cedo acordei e dei um confere na conta bancária. Já fiz os 3.000 R$ de aportes, meta do mês, todas as despesas menores pagas, só faltava o aluguel e ia sobrar quase 2.000 R$ pra viver até receber o salário. Já estava ficando felizinho de pensar que pelo menos mais 1.000 R$ eu conseguiria aportar. Minha mãe me ligou a tarde e pediu para eu pagar uma pequena conta, de 230 reais, que paguei tranquilamente visto que o orçamento estava com folga.

Fui para a academia e quando voltei resolvi pedir ao porteiro para abrir a caixa de correios. O coração já deu uma boa disparada quando vi que dentre os 5 ou 6 envelopes havia um da Receita Federal. Malha fina, pensei. Entrei em casa aflito pra descobrir do que se tratava e qual não foi minha supresa ao perceber que segundo a carta eu estava em débito com a receita e anexo havia um DARF de R$ 713,00.

O "espertão" aqui, colocou o Imposto de Renda do ano passado para ser descontado em débito automático e ESQUECEU de pagar a primeira parcela, que era no boleto. Resultado: multa. Somado-se a isso, havia um envelope do IPTU, de aproximadamente R$ 850 (aumentou sensivelmente) que eu já deveria ter anotado no início do mês que teria que pagar e mais uma despesa de R$ 500 que eu também já sabia que teria desde o início do mês mas não anotei e igualmente esqueci.

Ou seja, fui para a academia achando que tinha 2.000 reais sobrando. Voltei da academia com UM DÉCIMO deste valor para viver até dia 10/02 (se por algum milagre eu conseguir não recorrer ao fundo de emergência - poupança).

Programem-se pessoinhas, programem-se.

ICV.




3 comentários:

  1. Poxa vida.. péssimas noticias... Mas fazer o que, isso acontece mesmo. Nessas horas o cartão de crédito salva. Alias, faço tudo pelo cartão. Quando cai o salário, ja separo o valor do carto, aporte e aluguel. Se sobrar, mais aporte.

    Pelo menos ainda sobrou um pouco de dinheiro! hehe é uma excelente hora de começar uma dieta. hahaha

    Boa sorte até o dia 10/02.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, vc escreveu um cometário no site do investidor inglês que a debenture Petrobrás não valia a pena: "Também recebi essa oferta e não achei interessante. Um rendimento que se consegue por aí só que com baixíssima liquidez em 7 anos."

    Vc poderia dar um exemplo de investimento que rende isso? IPCA + 4,21 (30/01/2019, 15:00 hs). Se considerarmos o IPCA 2018 = 3,75 + 4,21 = (1,0375)*(1,0421)= 8,1179%, líquido.

    Eu não vou entrar pois a Petrobrás pagará juros semestrais, e, no momento, eu não quero isso, prefiro receber tudo no final.

    Enfim, gostaria de exemplos de aplicações que remuneram isso no mercado financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon! Me perdoe se pareceu que eu disse que não valia a pena. Eu quis dizer que EU não achei interessante para mim. Eu nem poderia dizer que não vale a pena porque não tenho habilitação legal para tal. A questão é que tem CDB de banco com rating AA- da S&P que paga próximo a essas debêntures (um pouco menos IPCA+4,83) só que em 4 anos. Considerando todas as incertezas de futuro que EU tenho, não achei interessante.

      Mas concordo contigo que o fato de serem incentivadas é realmente "incentivador", rs.

      Abraço.

      ICV

      Excluir